quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem disse que educar é tarefa fácil?



"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta".
(autor desconhecido)




É comum ouvirmos o tempo todo daqueles que ainda não são pais dizerem  que ter filhos é um grande desejo.
Fico imaginando... Ter filhos é um desejo fácil de realizar, mas será que as pessoas têm noção do tamanho da responsabilidade de criar um filho? Alguns têm muitos não, infelizmente.
Quando decidimos ser pais é preciso que façamos várias perguntas a nós mesmos: estou pronto para abrir mão do meu tempo, da minha liberdade em prol desse filho? Estou pronto para chegar em casa, cansado do trabalho e ainda sim ter tempo para ouvir o meu filho, mostrar interesse pela sua vida, pelo que anda fazendo e aprendendo? Estou preparado para ver o meu orçamento muitas vezes estourado, muitas vezes tendo que abrir mão de desejos próprios a favor de uma educação melhor para esse filho? O que tenho para passar para o meu filho a respeito da vida? Estou disposto a ser um pai que o ensine a ter limites com autoridade e não autoritarismo? A ouvi-lo e ter a humildade de aprender com esse filho também?
Enfim, são muitos questionamentos. É claro que muitas coisas aprendemos com o tempo e com a prática, mas, outras como valores, respeito, responsabilidade, afeto e amor tem que está dentro de nós. Afinal, É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”.
A maior herança que um pai ou mãe pode deixar para o filho, não são bens materiais, mas ensinamentos que o conduzirão para um caminho do bem. Dessa forma, como disse Augusto Cury: “chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante que dar-lhes fortunas ou fazer-lhe montanhas de criticas. Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força. Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento. Estimule seu filho a ter metas. Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca. Dialogar é falar sobre o mundo que somos. Abraçar, beijar, falar espontaneamente, contar histórias, semear ideias, dizer não sem medo e não ceder à chantagem. Para educar é necessário paciência”.
Quem foi que disse que educar é tarefa fácil? Eu disse educar e não adestrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho.

Entre Moldes e Molduras

E ducar é quase sempre perguntar qual ser humano queremos formar. Formar é colocar na forma, moldar. Mas também pode ser dar forma. M...