quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Conhecendo um pouco do mestre




Paulo Freire o mentor da educação para a consciência Paulo Freire, nasceu em 1921 e faleceu em 1997, o reconhecimento por sua teoria é tanto nacional como internacional, pode ser considerado como o mais ilustre educador brasileiro; é conhecido sobretudo pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, seu método pedagógico é essencialmente político, para ele o fundamento da educação é a conscientização do aluno, para tanto é necessário levar as parcelas menos favorecidas da sociedade a entenderem sua situação de oprimidas, e fazer com que estas tomem as rédias do seu destino é ajam em prol de sua libertação; o principal livro de Freire é Pedagogia do oprimido, os conceitos nele presentes são base de sua teoria, para ele o modelo da educação bancaria presente nas teorias tradicionais, torna o aluno um mero receptador de conhecimentos que lhe são depositados, o que inevitavelmente leva o aluno a alienação; sua proposta tem como fundamento despertar a criticidade dos alunos, em suas palavras inquieta-los, para Freire a missão do professor é possibilitar a criação do conhecimento, o que não nega a autoridade do professor, porém este tem de levar a conhecer conteúdos não verdades absolutas, segundo ele os homens educam-se entre si mediados pelo mundo, isto implica em um conceito fundamental de onde o aluno chega à sala de aula impregnado de sua cultura, cultura esta que não é nem pior nem melhor que a do professor, por tanto os dois aluno e professor aprendem no processo de educação, para tornar isso possível é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, para o educador o sujeito da criação cultural não é individual mas coletivo, o que representa uma inovação, esta no centro da alfabetização a valorização da cultura do aluno, o que é a chave também para sua conscientização, para a alfabetização através da cultura do aluno se formulam as palavras geradoras, onde estas sugerem o cotidiano dos alfabetizandos, e a partir delas se desdobram os vocábulos, silabas para a formação posterior das palavras, Desta forma o “Método Paulo Freire” pretende ensinar os alunos a ler o mundo, o que seria ler o mundo para escrevê-lo e depois modifica-lo, no conjunto de pensamento de Paulo Freire esta presente a idéia de que tudo esta em permanente transformação e interação.


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